Mais sobre mim...
Sou uma pessoa bem humorada, atenciosa e acolhedora, adoro conversar, ler e aprender. Me formei como médica, um caminho escolhido desde muito cedo e segui na Pediatria por amor e vocação. Hoje, depois de mais de uma década, sigo meu sonho de atender no meu consultório de pediatria.
Fiz minha primeira residência médica em Pediatra geral no Hospital Geral Roberto Santos em Salvador - BA, um dos principais hospitais - escola da Universidade Federal da Bahia e da Escola Bahiana de Medicina. Nessa grande escola e com grandes mestres aprendi sobre a base da pediatria, suas peculiaridades e fiz uma medicina de qualidade nas incontáveis horas que passei lá dentro.
Minha segunda residência médica foi em Neonatologia, na Escola Paulista de Medicina/Universidade Federal de São Paulo - EPM/UNIFESP. Nesta, pude desenvolver a capacidade de acompanhar recém nascidos: Prematuros, portadores de doenças congênitas e com infecções, que precisam de ajuda médica especializada para se manterem no caminho do desenvolvimento normal, mesmo diante de adversidades. Novas incontáveis horas de aprendizado com os melhores professores do país e de muito trabalho para praticar uma medicina de excelência, entraram no meu currículo e no meu coração.
Possuo títulos de especialista em Pediatria e em Neonatologia pela Sociedade Brasileira de Pediatra (SBP), tenho formações em Aleitamento Materno para consultoria em amamentação e em Ecocardiografia Funcional pela Escola Paulista de Medicina/UNIFESP, além de experiência em emergências pediátricas.
Sou pós graduada em Nutrição infantil pela Boston University School of Medicine e agora sigo no caminho da Pediatria Integrativa, uma área incrível que foca no equilíbrio do corpo e da mente e oferece ferramentas para individualizar o tratamento de cada paciente.
Trabalho como Pediatra neonatologista em UTI neonatal no Hospital e Maternidade São Luiz, unidade Itaim, uma das mais prestigiadas maternidades de São Paulo.
Faço atendimento em sala de parto para um nascimento gentil, valorizando o clampeamento tardio do cordão umbilical, o contato pele a pele do bebê com sua mãe, a amamentação em livre demanda e prestando cuidados pouco invasivos e mais naturais. Sou certificada em Reanimação Neonatal, garantindo segurança e qualidade no atendimento do recém nascido caso ocorra alguma urgência. Sou credenciada à diversas maternidades de São Paulo: Hospital e maternidade São Luiz, Promatre paulista, Maternidade Santa Joana, Hospital Israelita Albert Einsten, entre outras.
Atendo Pediatria integrativa em consultório particular situado na Vila Nova Conceição, em São Paulo e faço acompanhamento clínico de crianças, prematuras ou não. Presto consultoria em amamentação, avaliando em detalhe o passo a passo do aleitamento materno e suas possíveis dificuldades.
Com toda essa bagagem, meu atendimento é focado na prevenção do adoecimento e leva em conta cada aspecto da vida da criança: Alimentação, sono, comportamento, vacinas, vida escolar, higiene, bem estar psíquico entre outros itens de importância. Procuro oferecer os diagnósticos e tratamentos mais adequados e modernos, com uso racional de medicamentos. A consulta se fundamenta na conversa franca com pais e responsáveis, tirando sempre todas as dúvidas e na manutenção do contato com a família, para que os cuidados continuem mesmo fora do consultório.
Veja mais sobre meu percurso médico no meu currículo no link abaixo.
Porque ir ao pediatra?
Todas as crianças devem ir ao pediatra, não só as crianças com doenças e problemas já instalados, mas também (e principalmente!) as crianças saudáveis.
Estudos já mostram que crianças que não comparecem nas consultas a quantidade de vezes recomendada pela Academia Americana de Pediatria têm maior risco de hospitalizações, principalmente se têm doenças crônicas como asma ou problemas cardíacos.
O seguimento com o pediatra deve iniciar ainda no pré-natal para discutir sobre formas de melhorar o desenvolvimento do feto e sobre os primeiros dias do bebê, possíveis problemas e seus tratamentos.
Dessa forma, quanto mais cedo seu filho começar a ir no pediatra, mais qualidade de vida ele terá no futuro. Mas aqui vale uma observação: Consultas rápidas, sem avaliação global da criança e que visam apenas tratar as doenças orgânicas não fazem essa diferença na saúde geral da criança...A consulta deve abordar desde a história da gestação até os hábitos e o dia-a-dia da criança, ou seja, abordagem deve ser ampla e aprofundada.
Cada rotina é individualizada, algumas crianças precisam ir todo mês à consulta, outras precisam ir apenas uma vez por ano. Tudo isso é discutido entre o pediatra e a família.
Conhecer os princípios do pediatra, seu temperamento, sua disponibilidade, formação acadêmica e experiência profissional, farão a conexão de confiança e amizade aparecer (e sim, ela deve que aparecer!). Por isso, escolher o pediatra que se alinha com suas crenças e necessidades é fundamental para o processo do cuidado. Os pais precisam se sentir amparados e seguros.
Conheça seu pediatra!
O prematuro precisa de cuidados especializados?
Com certeza! O nascimento prematuro é um evento muito especial e como tal merece uma atenção diferenciada.
Ao nascer antes da hora, o bebê precisará lutar para terminar seu desenvolvimento fora do útero da mãe. Lidar com o ambiente externo, com todas as suas luzes, sons, temperatura variável, vírus, bactérias, poluição, ar nem sempre úmido ou quentinho, exige muito da criança e quanto mais prematuro o bebê nasce, mais difícil fica. O prematuro então é recebido na UTI neonatal, onde terá ajuda para crescer e se desenvolver até atingir a maturidade necessária para sair da incubadora e manter suas funções básicas de forma autônoma, como respirar e mamar. O suporte adequado ao prematuro é fundamental para prevenir sequelas e é nisso que foca o Neonatologista.
O papel do Neonatologista é acompanhar o bebê depois que este recebe alta da UTI e dar continuidade aos cuidados para proporcionar ao prematuro uma vida plena, sem limitações. Durante o atendimento em consultório, são avaliados a qualidade do crescimento ósseo, presença ou não de refluxo, capacidade pulmonar, o desenvolvimento imunológico, presença de icterícia (aquele tom amarelado da pele, que pode ser mais intenso no prematuro e oferecer mais riscos), entre outras questões. Testes específicos para avaliação neurológica em termos de capacidades motoras como andar, pular e segurar pequenos objetos com as mãos, interação social e linguagem são aplicados e repetidos ao longo do tempo.
Além de todos esses cuidados, o pediatra neonatologista estará disponível para responder dúvidas e reavaliar o bebê sempre que necessário, estabelecendo uma relação de cumplicidade.
Iniciar precocemente o acompanhamento com o especialista gera a segurança necessária para os pais que estão recebendo seu bebê em casa depois de semanas ou meses de UTI e vai evitar idas desnecessárias (E possivelmente perigosas) à emergências!
Princípios do atendimento
MISSÃO
-
Individualizar o atendimento médico da criança, promover saúde com cura e prevenção, bem estar físico e psíquico;
-
Utilizar ferramentas das medicinas tradicional e alternativa, baseadas em evidências científicas;
-
Fazer uso preferencial de intervenções efetivas que sejam naturais e menos invasivas, sempre que possível;
-
Oferecer acolhimento às famílias.
VISÃO
-
Educar e capacitar as crianças para participarem ativamente de seus próprios cuidados dentro do que for possível;
-
Ajudar os pais a entenderem as necessidades de seus filhos de maneira empática e gentil;
-
Estabelecer uma relação de parceria e confiança com as famílias;
-
Participar da vida de centenas de famílias e contribuir na formação de pessoas mais felizes, mais saudáveis e que vivam de maneira mais equilibrada com o mundo.
VALORES
-
Relacionamentos abertos e honestos através da comunicação;
-
Cooperação mútua entre médico e família, todos participando juntos da tomada de decisão;
-
Disposição para mudanças, sempre que possível e necessário;
-
Busca por aprendizado e conhecimento sempre;
-
Levar a vida com mais leveza e diversão;